5 dicas de como fazer vendas online

Ter uma loja online e realizar vendas online é ideal para se aproximar ainda mais do seu público que está presente com força no mundo digital, seja nas redes sociais ou nas pesquisas em buscas dos produtos que desejam e precisam.

Mas para se destacar em meio aos concorrentes e seduzir de verdade seu cliente, é preciso ter diferenciais!

Confira a seguir 5 ótimas dicas de como fazer vendas online e alavancar seu negócio:

5 dicas de como fazer vendas online

Priorize um site totalmente funcional e seguro

O seu produto pode ser o melhor do mundo, mas se a plataforma de compra não for prática e funcional, seu cliente vai procurar a concorrência.

Tudo deve funcionar, ter fácil fluxo, carregar normalmente, a rota de compra deve ser clara e fácil, deve haver um espaço para tirar dúvidas ou entrar em contato, dentre outros fatores.

Alguns dos problemas mais comuns que fazem um cliente desistir são lentidão para carregar imagens pesadas, imagens de baixa qualidade, chuva de anúncios, cores e fontes inadequadas à visualização, falta de descrição de produtos, etc.

Revise tudo antes de levar o seu site ao ar! Inclusive, faça uma simulação de compra objetivando achar o mais prático possível.

Não minta nem omita sobre informações

A internet é um ambiente muito hostil, repleta de fraudes e aproveitadores. Sendo assim, pratique o bom relacionamento com seu cliente.

Mantenha sempre transparência de informações no seu site, desde descrição verdadeira do seu produto ou serviço até informações de preço, cobrança, frete, prazo de entrega e etc.

E mantenha seus contatos, registros e localização (se houver loja física) visíveis, pois empresas fraudulentas na web escondem principalmente essas informações. Hoje em dia, mais da metade dos clientes que confiam num site voltam a comprar depois.

Esteja presente em vários canais online

Além do seu site, você precisa ser encontrado pelo seu cliente em mais canais de comunicação. Isso representa maior presença online e também maior possibilidade de ser encontrado.

Esteja presente nas redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, tenha um blog sobre seus produtos e outros conteúdos derivados, possua um chat onde possa tirar dúvidas e interagir com os clientes, ou ainda um aplicativo que aproxime ainda mais seu negócio do cliente.

Invista em anúncios pagos online

Principalmente para quem está começando, com um site novo e produtos quentinhos esperando clientes, fazer anúncios com pequenos investimentos mesmo já pode trazer resultados.

Seja nas redes sociais ou nas plataformas de busca, os anúncios vão deixar seus produtos e ofertas visíveis e aumentar as chances de cliques, visitas, vendas, compartilhamentos e outras interações.

Invista em produção de conteúdo (SEO)

SEO é Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Mecanismos de Buscas.

Isso significa que você deve produzir conteúdo associado ao seu nicho e produtos para ser encontrado nos sites de busca, como Google ou Yahoo, por exemplo.

Pode ser um blog à parte, um canal no Youtube, uma aba no seu site institucional, dentre outros.

Quando o cliente vê conteúdo contendo dicas ou solução de dúvidas com indicação de produtos, ele vai atrás, com certeza.

Com essas dicas, suas chances de aumentar ou iniciar vendas são bem maiores, não?