Cartão de crédito para Aposentados: Vale apena? Como conseguir e mais.

O cartão de crédito para aposentados nada mais é que o modelo de crédito consignado, o qual conta com taxas e juros mais baixos do que linhas de créditos comuns do mercado.

Saiba como funciona, vantagens e como ter um cartão de crédito para aposentados a seguir.

cartão de crédito para aposentados

Como funciona o cartão de crédito para aposentado?

O cartão consignado para aposentados é um tipo de cartão que liga a fatura do mês ao benefício do INSS, sendo uma forma segura ao banco para liberar crédito.

Esse desconto automático do pagamento da aposentadoria é a razão dos juros mais baixos, pois o banco enxerga poucas possibilidades de calote.

A cobrança depende do valor da margem consignável, que geralmente é de 5%; portanto, se a fatura for maior que essa margem, o aposentado deve pagar a diferença por meios tradicionais, seja débito em conta ou boleto.

No geral, o limite disponibilizado costuma ser inferior ao dobro do valor da aposentadoria da pessoa. Recomenda-se que o aposentado não ultrapasse 10% de sua renda mensal com gastos desse cartão, caso contrário fica fácil perder o controle.

Outra informação é que esse cartão só pode ser solicitado e contratado pelo aposentado em si, que é uma dúvida que muitos filhos e netos têm sobre o assunto.

Vantagens do cartão de crédito para aposentado

  1. A fatura é descontada diretamente na folha de pagamento da aposentadoria, portanto é bastante cômodo ao aposentado em não ter que se preocupar em realizar um pagamento à parte;
  2. As taxas e juros são realmente mais baixas que cartões tradicionais; um exemplo é o rotativo que pode superar 300% ao ano, e no cartão de crédito consignado fica em média 36% ao ano; se a fatura é paga integralmente, não há cobrança de juros;
  3. A maioria dos bancos não cobra anuidade para esse tipo de cartão;
  4. É mais seguro para o aposentado andar com um cartão e nem sempre com dinheiro físico na carteira;
  5. É possível realizar compras nos mais variados estabelecimentos pelo país;
  6. Pode sacar dinheiro em qualquer agência do banco do cartão ou Banco 24 horas;
  7. Não é feita consulta ao SPC e Serasa, então é uma opção também aos aposentados negativados.

Como conseguir um cartão de crédito para aposentado?

Se a pessoa já tiver uma conta em algum banco, basta consultar com a instituição sobre a contratação de um cartão consignado.

Geralmente, eles pedem documentos básicos como RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de recebimento do benefício (INSS); lembrando que a assinatura deve ter feita pelo aposentado, não podendo ser solicitado por um terceiro.

Existem alguns bancos que oferecem a opção de solicitar o cartão consignado online, então fica mais fácil ter ajuda de alguém caso o aposentado não domine as plataformas onlines.

Saiba que o aposentado não é obrigado a ter um cartão consignado no mesmo banco de onde recebe o seu benefício; tendo total liberdade de escolha e comparação entre taxas do mercado.