Como escolher o melhor cartão de crédito para você?

Para saber como escolher o melhor cartão de crédito que combine com seu estilo de vida e com seus gastos, existem uma série de fatores para ajudar nisso, desde taxas inclusas, limite e anuidade aos benefícios que este cartão pode lhe oferecer.

Como escolher o melhor cartão de crédito para você

Saiba a seguir quais são esses fatores e não erre na hora de escolher seu cartão.

Escolha o melhor tipo de cartão

Existem cartões nacionais, internacionais, VIP, dentre outros. Os mais simples que são os nacionais são o suficiente para a maior parte das pessoas, com renda mediana e compras locais no dia a dia.

Os internacionais são ideais para quem faz mais viagens para fora do Brasil e ainda mantém uma frequência regular de compras em sites gringos.

Já os cartões mais seletos como Gold, Platinum e Black são para aqueles com renda eleva e gastos altos no mês. Converse com os bancos e empresas e confira os cartões que podem ser oferecidos de acordo com sua necessidade.

Avalie as taxas de juros

Por mais que seu planejamento seja pagar a fatura integralmente sempre, podem haver imprevistos e você precisar parcelar. Sendo assim, compare taxas de juros de diferentes cartões.

Lembrando que os juros aumentam quanto maior for o atraso do pagamento, então faça uma simulação a partir dos valores pesquisados.

Analise o valor da anuidade

Muitos consideram fator de escolha para o cartão a isenção da anuidade. Ela pode surgir depois da contratação do cartão e assustar o cliente, então é melhor se informar antes.

Compare cartões que tenham anuidade e veja se funciona como boa estratégia para os benefícios em troca, às vezes vale a pena. Ou ainda contrate determinado cartão e negocie a isenção desse valor com o atendimento.

Escolha aquele com limite ideal

O melhor limite é aquele que respeita a sua atual condição financeira, que consegue suprir suas compras diárias e que não oferece riscos ao seu bolso.

Muitos cartões impõem limites menores que não o suficiente, ou ainda oferecem limites enormes que pode representar algo perigoso se você perder o controle.

Avalie as vantagens inclusas

Saber quais benefícios vêm juntos do cartão também influencia na escolha. Muitos cartões oferecem programas de milhagens, sistemas de pontos para realizar trocas, seguro para seu veículo, prioridade em filas ou compras de ingressos, descontos em cinema, teatro, shows, lojas, sites, combustível, dentre outros;ainda contam com promoções e sorteios regulares, por exemplo.

Muitas vezes, ter esses benefícios na manga compensa muito a parceria com um cartão. Lembre-se que, além das vantagens que o cartão pode oferecer, você ainda conta com as vantagens relacionadas à bandeira do cartão, então é benefício em dobro.

Veja com seu banco sobre ter um cartão

Sabia que muitas pessoas já têm um cartão pré-aprovado em bancos nos quais possuem conta há um certo tempo? Informe-se com seu banco e veja quais vantagens você terá por já ser uma cliente de casa.

E como você já é desse banco, pode negociar com seu gerente participação de programas de recompensa, isenção de anuidade, ajuste no limite, dentre outras vantagens.