Como fazer compras internacionais com seu cartão de crédito pela internet?

A Internet pode nos oferecer tantas possibilidades, não é? Através dela, podemos ter acesso a lojas de todo o mundo e assim comprar produtos que nem vendem no Brasil, ou que são vendidos lá fora por um preço mais acessível.

Para compras como essas, a preferência é utilizar um cartão de crédito. Mas você sabe como fazer compras internacionais usando o seu cartão de crédito?

Como fazer compras internacionais com seu cartão de crédito pela internet?

Confira nossas dicas a seguir e aprenda a usar seu cartão da forma correta e com segurança:

Dica 1: Verifique se o seu cartão permite compras internacionais

O primeiro passo é conferir se o seu cartão de crédito é apto a realizar compras internacionais. Esta informação consta no próprio cartão.

Caso não encontrar, entre em contato com a operadora do cartão e explique a situação. Caso constar no cartão que esta função precisa ser habilitada, entre em contato com a operadora que vai expandir a área de cobertura das suas compras e assim possibilitar a compra internacional.

Dica 2: Entendendo como a compra vem na fatura

Entenda que a compra será cobrada na sua fatura em reais, portanto é importante fazer a conversão de acordo com o valor atual do Dólar, Euro ou outra moeda do país de onde seja feita a compra.

O valor que será cobrado no cartão depende do valor do câmbio no dia em que a fatura for fechada, então pode variar do valor do dia da compra, ok? E ainda em cima desse valor final já convertido teremos possíveis taxas de IOF, taxa PTAX e taxa do cartão de crédito, que varia de acordo com a operadora.

Sendo assim, é uma questão de planejamento e também de sorte pegar um dia bom de câmbio da moeda.

Dica 3: Se puder, dê preferência às compras com dinheiro em espécie!

Caso tais compras internacionais esteja relacionada aos gastos em alguma viagem que você vai fazer, a dica é dar preferência a pagamentos em dinheiro, evitando usar o cartão de crédito para se livrar das futuras conversões imprevisíveis e taxas adicionais.

O cartão deve ser como uma reserva para ser utilizada em ocasiões que faltam dinheiro na viagem, para evitar problemas. O ideal mesmo é viajar com o dinheiro em espécie comprado de forma planejada para a viagem ou ainda um cartão de débito com valor já convertido, sendo até mais seguro.

O valor pago nas casas de câmbio tem uma taxa bem menor do que as taxas que o cartão de crédito traz depois! Fica então a dica para evitar o cartão de crédito para compras internacionais na sua próxima viagem!

Dica EXTRA: Serviços de pagamento online

Além das dicas acima, considere outras opções de pagamento além do cartão de crédito, como serviços de pagamento online!

Podemos contar com várias opções como PagSeguro, PayU, Mercado Pago, MoIP, PayPal, Cielo e muitos outros; cada um conta com tarifas diferenciadas que variam de acordo com o site da compra ou moeda, por exemplo.

A nossa dica é começar por serviços fáceis de acompanhar; os mais indicados são PayPal e PagSeguro!