Por que meu pedido de cartão de crédito foi negado? 5 possíveis motivos!

Você sabia que cerca de 80% dos pedidos de cartão de crédito são negados? Mas isso não significa que seja difícil solicitar um cartão nos bancos e instituições brasileiros, e sim que existem erros a serem corrigidos ou algumas adaptações devem ser feitas pela pessoa com paciência antes de solicitar um novo cartão.

Confira a seguir 5 possíveis razões pelas quais seu pedido de cartão de crédito tenha sido negado:

Por que meu pedido de cartão de crédito foi negado

  1. Dados ou documentos incorretos ao pedir cartão de crédito

Seja por desatenção ou erro de digitação, por exemplo, alguns dados ou documentos podem ter sido preenchidos de forma incorreta no momento do pedido do cartão. Sendo assim, preste muita atenção no próximo pedido!

Além disso, não deixe nada pendente e leve tudo o que for solicitado, seja original ou cópia. O banco precisa de todos os seus dados certinhos, pois qualquer erro já atrapalha na análise de crédito e o pedido é negado na hora.

  1. Nome sujo não libera cartão de crédito tão fácil

Ter cadastro positivo em algum órgão de proteção ao crédito não facilita mesmo o pedido de um cartão, então saiba que se você está com o nome sujo, provavelmente foi por isso que teve seu cartão negado.

Os bancos fazem essa análise para saber que tipo de pagador você é, e esse registro deixa o banco inseguro sobre sua capacidade de pagar as contas. Sendo assim, o melhor a se fazer é quitar suas dívidas antes de pedir um cartão de crédito.

  1. Baixa pontuação do Score também não facilita cartão de crédito

O Score é um tipo de pontuação que vai de 0 a 1.000 pontos que todos nós temos relativo aos nossos dados como estado civil, emprego, renda, dívidas, crédito e muitos outros fatores; juntos, eles viram uma pontuação na qual o banco também pode se basear e nos julgar como risco ou não para a instituição.

Nem sempre o banco tem acesso aos dados separadamente, apenas à pontuação geral, a qual eles julgam pelo valor médio.

  1. Histórico financeiro para aprovação do cartão de crédito

Por mais que você já tenha resolvido o seu nome sujo e esteja com cadastro negativo nos órgãos de proteção, saiba que o banco ainda assim pode considerar seu histórico de dívidas do passado e se sentir ameaçado.

Geralmente, quando o banco reprova um cartão por conta disso, o cliente consegue negociar o pedido apresentando comprovação de renda atual, últimas contas pagas, dentre outras comprovações atuais que ofereçam segurança ao banco e comprovem sua estabilidade.

  1. Renda mensal insuficiente para determinado cartão de crédito

Muitas vezes, uma pessoa pesquisa sobre cartões de crédito, se depara com uma modalidade cheia de benefícios, mas não fica atenta à renda mínima mensal que é necessária para adquirir este cartão.

Ainda assim, solicita análise ao banco; claro que se não cumpre a parte de renda mínima, a modalidade do cartão em questão será negada.

Existem cartões no mercado que não exigem renda mínima e muito menos faz análise de crédito, portanto se você vem tendo muita dificuldade em conseguir seu cartão de crédito atualmente, o conselho conseguir outro tipo de cartão, como o pré-pago ou consignado, e ir pagando suas contas enquanto aumenta sua pontuação do Score.