Qual cartão é melhor: Nacional ou Internacional? Saiba como escolher!

Enquanto que um cartão nacional é o bastante para atender demandas do dia a dia, um internacional pode atender mais ainda com relação a compras internacionais e outros benefícios, mas nem sempre isso é prioridade para as pessoas.

Mas e então, fica melhor ter um cartão nacional ou internacional na carteira? Compare os benefícios de ambos a seguir!

Qual cartão é melhor: Nacional ou Internacional? Saiba como escolher!

Características e vantagens do cartão de crédito nacional

Se você busca um cartão de crédito para entrar nesse universo amplo de mais compras e benefícios, o cartão nacional já pode ser o bastante. Ele costuma ter as menores taxas do mercado, incluindo mais opções com anuidade zero, por exemplo, além de ser aceito por todo o país.

Cartões nacionais também oferecem programas de descontos, recompensas e pontos para serem trocados por milhas, por exemplo, então é possível sim viver bem e aproveitar das vantagens de um cartão de abrangência nacional.

Como desvantagem, saiba que o limite de crédito dos cartões nacionais costuma ser menor, mas vai se adequando à capacidade de pagamento e necessidades do cliente de acordo com mais tempo de relacionamento com o banco ou empresa do cartão.

Características e vantagens do cartão de crédito internacional

Com relação ao cartão nacional, o cartão internacional de fato ganha em número de benefícios.

Conta com os mesmos programas de pontos e recompensas também, mas além disso oferece possibilidade de compras em lojas e sites internacionais; você inclusive consegue usá-lo fora do país na suas viagens.

Se comparado ao nacional novamente, não existe diferença quanto a parcelamento, juros, financiamentos, dentre outras operações.

Sendo assim, para um cartão do cotidiano, um nacional basta, pois você vai economizar com anuidade ou outras taxas que são mais frequentes nos cartões internacionais.

Conclusão: Qual cartão é melhor?

A escolha de por qual cartão você deverá optar depende diretamente do seu estilo de vida e objetivos com este cartão.

De fato, o cartão internacional é a opção certa para quem deseja comprar em sites internacionais e durante suas viagens; inclusive é bom também para programas de acúmulo de milhas para quem objetiva viajar para fora do país, onde o cartão será aceito também.

Além desses fatores, compare taxas de adesão, manutenção, anuidade e também valores dos juros de cada um; provavelmente a maioria dos modelos de cartões nacionais oferecem preços menores ou nulos nesses quesitos.

Isso ocorre porque a abrangência do internacional gera custos ao banco e esses custos surgem em forma de taxas aos clientes.

Há quem tenha os dois modelos de cartão na bolsa. Para o dia a dia, usa o cartão nacional e mantém o outro de função internacional bloqueado. O bloqueio impede a cobrança de anuidade, então não há gastos.  

Você também tem a opção de fazer outros tipos de pagamento caso queira realizar compras internacionais, utilizando o PayPal, por exemplo, que disponibiliza um cartão pré-pago virtual.

Você paga um boleto, acumula créditos na conta e usa essa conta para comprar em sites internacionais que aceitam PayPal como pagamento. Boa ideia, né?